Como combinar o óleo cosmético com o tipo de pele?
O condicionamento da pele com óleos cosméticos está ganhando popularidade. Por quê? Porque esses cosméticos contém muitos ingredientes naturais, cuidam de todos os tipos de pele, estão disponíveis facilmente e a melhor parte é que você mesma pode fazê-los. Porém, antes de proceder com esse tipo de cuidado com a pele, você deve escolhar o óleo cosmético mais apropriado para você. Veja abaixo como fazer isso.
Óleos cosméticos podem ser divididos de acordo com alguns critérios. Eles são óleos secantes, semi-secantes e não secantes, mas também poliinsaturados, monoinsaturados e saturados. Esses últimos óleos contém uma alta concentração de ácidos graxos Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. Óleos secantes são recomendados para pessoas com pele mista, oleosa ou com tendência para acne e cravos. Eles têm consistência leve, se espalham de maneira uniforme e são absorvidos rapidamente. Eles não deixam uma camada gordurosa, não entopem os poros e podem ser utilizados como base para maquiagem. Óleos secantes são: óleo de linhaça, óleo de jojoba, óleo de onagra e óleo de cânhamo.
Óleos não secantes são ótimos para pele seca, sensível e madura. Eles têm uma consistência bem gordurosa, por isso levarão muito mais tempo para serem absorvidos, porém contém propriedades hidratantes, suavizantes e oleosas. Eles podem causar cravos, então pessoas com pele oleosa devem parar de utilizar esse óleo imediatamente. Óleos não secantes são: óleo de coco, óleo de argan, óleo de macadâmia, óleo de marula e óleo de abacate. Também existem os óleos semi-secantes, que são melhores para a pele normal. Nesse grupo de cosméticos, enumeramos: óleo de amêndoa doce, óleo de semente de ameixa e óleo de damasco.
Como você pode escolher o cosmético certo para você? Não apenas a saturação dos ácidos graxos ou suas capacidades de absorção devem ser levados em consideração, mas também outros assuntos importantes relacionados aos óleos. O óleo cosmético natural deve ser extraído a frio e não refinado. Apenas essa preparação contém todos os ingredientes nutrientes e propriedades valiosas. O óleo cosmético deve ser armazenado em condições apropriadas, por exemplo, longe da luz, da umidade, do ar, além de dever estar em uma embalagem hermeticamente fechada e não mais que alguns meses depois desde a data da sua extração.