Cuidados Capilares com Oleo de Cabernet de Abricó
Recentemente, o óleo de cártamo, ou o óleo de abricó, tem se tornado cada vez mais popular para uso na manutenção capilar. É obtido das sementes de abricó e costuma ser chamado de óleo de semente de abricó, óleo de cártamo ou óleo de abricó. Este óleo é conhecido por vários benefícios para os fios, já que agem como hidratantes e nutritivas, para proporcionar saúde aos cabelos.
O que é o Óleo de cártamo?
O óleo de cártamo é um óleo vegetal muito comum encontrado em lojas de produtos naturais, e pode ser extraído de uma variedade de espécies de abricó, conhecida como Prunus armeniaca. Ele tem uma consistência leve, parecida com a do azeite de oliva, e um sabor muito característico que lembra a amêndoa madura. Esta substância marrom com um leve tom amarelado é rica em ácidos graxos insaturados, os segredos dos seus superpoderes para tratar os cabelos!
Benefícios do Óleo de cártamo para o cabelo
O óleo de cártamo é muito rico em vitaminas como A, B1, B2, B6 e E. Por isso é ótimo para hidratar a raiz dos cabelos, fazendo com que eles fiquem sedosos, fortalecer a fibra capilar, promovendo assim o seu crescimento e reduzindo a quebra dos fios.
Além disso, o óleo de cártamo é capaz de devolver a umidade natural dos fios, hidratando-os profundamente, fechando as cutículas capilares e selando a umidade dentro da fibra capilar. Isso possibilita que os cabelos fiquem mais resistentes à quebra e à formação de pontas duplas.
Outro uso que o óleo de cártamo tem é para tratar cabelos danificados ou crespos. O óleo é capaz de penetrar nos fios e restaurar as cutículas protegendo a queratina. Além de deixar os cabelos macios e brilhantes, também ajuda a controlar os cachos e a diminuir a porosidade capilar.
O uso do Óleo de cártamo
O óleo de cártamo pode ser usado de várias formas e como tratamento de choque para os cabelos opacos e quebradiços, podendo também ser usado como preventor para cabelos saudáveis.
O melhor é usar o óleo em temperatura ambiente. Passe uma quantidade pequena com as pontas dos dedos, espalhando desde as raízes até as pontas dos cabelos, massageando delicadamente.
Você também pode prepara uma mistura com o óleo, uma vez que o óleo de cártamo é muito benéfico para o cabelo quando combinado com outros nutrientes, como óleo de coco, óleo de oliva ou óleo essencial.
Deixe a máscara nos cabelos por 20 minutos e enxágue com água morna. Seque os cabelos com um secador de cabelo a uma temperatura moderada. Se preferir, ainda pode passar algumas gotas de óleo de cártamo nas pontas dos cabelos após secar.
Os resultados são infinitos! Os seus cabelos ficarão muito mais saudáveis, nutridos, lisos, com cachos controlados e brilhantes.
Contraindicações do uso do Óleo de cártamo
O óleo de cártamo não é indicado para todos os tipos de cabelos. Pessoas com pele ou cabelos oleosos, por exemplo, devem ficar longe deste óleo, pois ele pode contribuir para agravar a oleosidade dos fios.
Além disso, se você for alérgico a algum dos ingredientes ou usar algum medicamento que contenha ácido retinoico ou retinol, o uso do óleo de cártamo não é indicado devido aos seus efeitos da fotossensibilidade.
Nesses casos, procure a orientação de um especialista antes de começar a usar ou testar algum óleo.
Conclusão
O óleo de cártamo é muito benéfico para os cabelos e, quando usado regularmente, pode ajudar a manter seus cabelos saudáveis, hidratados, com brilho e controlar a porosidade. No entanto, recomenda-se que sejam feitos testesoportunos e alergias dos óleos antes de usar o óleo de cártamo. Além disso, as pessoas com pele ou cabelos oleosos devem evitá-lo para não piorar a oleosidade do cabelo.