Como os produtos de beleza tiram a água da sua pele?

A pele é um órgão vital para a vida humana. Protege os ossos, músculos, órgãos e células e desempenha um papel importante na regulação da temperatura corporal. É também o maior órgão do nosso corpo e consequentemente, teve de desenvolver adaptações para se manter hidratada.

Cerca de metade do peso de uma pele saudável é composto por água. Além disso, ela também é responsável por cerca de 25% do volume corporal total. É como se pudéssemos dizer que a água é o combustível para a saúde da nossa pele.

No entanto, à medida que envelhecemos, nossa pele começa a produzir menos água naturalmente. O mesmo acontece com o uso de produtos de beleza. Como sabemos que a água tem um grande impacto na nossa pele, é importante compreender como os produtos de beleza comuns interagem com ela para ajudar a manter os níveis de hidratação para uma pele saudável.

A maioria dos produtos de beleza contém substâncias químicas. Estas ingredientes químicos são usados para ajudar a formar misturas geralmente de consistência cremosa que aplicamos na pele para hidratar a área em questão. No entanto, aqueles mesmos ingredientes químicos podem também interagir com o sebo e outros líquidos corporais para realizar sua função.

Essa interação química pode retirar a água natural existente na pele, fazendo com que ela perca a sua humidade. Isso pode significar que a parte oleosa da pele pode realmente ser compensada e aumentar, e o seu equilíbrio natural pode ser afetado.

Alguns produtos podem funcionar ainda de forma mais agressiva, e terem a capacidade de fechar porções dos poros da pele e reter a água dentro da área. Esses tipos de produtos criam camadas sobre a pele, bloqueando-a.

Estes tipos de bloqueador podem ser úteis em casos de quem necessita proteção solarem, mas não se recomenda a aplicação destes cremes no dia-a-dia. Estes podem mesmo prevenir o fluxo natural de líquidos e novas escamas para sair e aceitar água de volta para a pele, deixando-a enrijecida e com aparência mais antiga.

Outros produtos de beleza, como alguns óleos para corpo, também podem tirar a água da pele. Já que a água e o óleo tendem a repelir-se, os óleos tendem a afastar a água e a absorver os nutrientes que estão nela. Assim, o uso destes óleos pode ter o efeito contrário ao esperado, e tirar a água da pele, deixando-a seca.

Além disso, alguns detergentes para limpar as mãos e o rosto também podem ter a capacidade de tirar a água da pele. Estes tipos de detergentes são ásperos, e podem ser usados para remover o excesso de sebo da pele. No entanto, com a remoção excessiva do sebo, também pode se retirar água dessa área.

Lembre-se que a cada banho, além do sabão para limpeza, também se recomenda o uso de uma boa hidratação corporal. A água pode ser absorvida pela pele e ajudar a repor os líquidos e nutrientes que foram retirados com o uso dos shampoo e sabonete que você aplicou durante o processo.

Por último, é importante ressaltar que existem muitos outros produtos de beleza que também podem acabar retirando a água da nossa pele. Esses incluem protetores action, produtos off exfoliadores ou até mesmo cosméticos que podem conter substâncias químicas subir.

Portanto, é muito importante entender quais são os ingredientes que compõem os produtos que você aplica no rosto e no corpo. Saiba também como cada um deles interage com sua pele, e procurar por produtos naturais ou orgânicos que não vão tirar a água dela e ainda ajudar na sua hidratação.

Como você pode ver, a água é o combustível para a saúde da nossa pele, e uma falta desse líquido vital pode levar a problemas de secura, descamação e envelhecimento precoce. Por isso é importante entender as formas que os produtos de beleza podem tirar a água da pele, para que você possa tomar as medidas adequadas para prevenir os efeitos negativos e manter a pele saudável.