Sua Pele Seca? Não Coma Estes Produtos Alimentares!
Para quem tem a pele seca, é importante ter cuidado com a alimentação, pois alguns produtos alimentares podem sobrecarregar a pele e agravar o seu estado. Embora não haja nenhuma evidência científica directa que relacione o consumo dos alimentos mencionados com o aparecimento de pele seca, há alguns estudos que mostram que há uma possívelmente forte associação entre os dois. Se você estiver sofrendo com pele seca, pode ser melhor evitar os seguintes produtos alimentares.
Produtos de Soja
O consumo de produtos de soja, como leite de soja, tofu e tempeh pode sobrecarregar a pele e, assim, aumentar a tendência à secura. Produtos de soja contêm isoflavonas, combinações químicas de fenóis que afetam o sistema hormonal e têm sido associados a um maior risco de desenvolvimento de condições cutâneas, como acne e dermatite.
De acordo com um artigo publicado na revista “Food and Chemical Toxicology”, a soja contém fitatos, que são sais de ácido fítico, dificultam a absorção e utilização de nutrientes essenciais para a saúde da pele, como o zinco. Além disso, os níveis de ácido fítico também aumentam a suscetibilidade à inflamação da pele. Portanto, se a sua pele estiver seca, evite ou reduza o consumo de alimentos ricos em soja.
Carne Vermelha
A carne vermelha contém níveis elevados de ferro, que pode alimentar as bactérias na sua pele, o que pode levar a um aumento na produção de óleo, o que, por sua vez, pode resultar em um disrupção na barreira de humidade natural da sua pele. Além disso, a carne vermelha também contém muita gordura saturada e gordura trans, o que pode promover a inflamação da pele e a pele seca.
De acordo com um estudo publicado na revista “Nutrition Research”, foi comprovado que quando as pessoas comem grandes quantidades de carne vermelha, eles têm níveis mais elevados de off-sun-ray da radiação UV e, assim, mostram um aumento nos sinais de pele seca. Além disso, se você tem pele seca, considerar o consumo mais baixo de carne vermelha pode ajudar a prevenir ou melhorar a condição. Portanto, se você gostaria de evitar ou reduzir o consumo de carne vermelha, encontrar outras fontes de proteína animal pode ser uma boa opção para você.
Carboidratos Refinados
Os carboidratos refinados são o produto alimentar mais amplamente consumido em todo o mundo. Estudos mostram que o excesso de carboidratos refinados pode levar a um aumento na produção de insulina, o que pode levar a um aumento dos níveis de andrógenos, o que, por sua vez, pode levar ao aparecimento de pele seca. De acordo com um estudo publicado na revista “Cutis”, foi comprovado que a desnutrição relativa de carboidratos refinados, como açúcar mascavo, arroz branco e pão branco e ingredientes na dieta alimentar, foi associado a pele seca e sensível.
Uma dieta rica em carboidratos refinados não apenas pode aumentar a secura da pele, mas também pode aumentar o risco de problemas de saúde a longo prazo, como pressão arterial elevada e obesidade. Estudos mostram que reduzir a ingestão de carboidratos refinados pode reduzir o risco de obesidade e doenças cardíacas, bem como dos níveis de açúcar no sangue. Portanto, se você está sofrendo de pele seca, é importante reduzir o consumo de carboidratos refinados.
Álcool
Embora o álcool seja consumido com frequência como consumíveis sociais, estudos mostram que o álcool pode afetar a pele. De acordo com um estudo publicado na revista “Dermatology”, beber álcool regularmente pode levar a um aumento da secura e do mau funcionamento da barreira de pele, o que pode predispor às condições cutâneas, especificamente acne, bem como pele seca e sensível. Além disso, o consumo de álcool também pode contribuir para a desidratação, o que pode aumentar a secura da pele.
Além disso, o álcool também é considerado como um dos principais fatores desencadeantes da síndrome da pele alérgica, que é caracterizada por vermelhidão e coceira. Para minimizar esses efeitos, reduzir o consumo regular ou mesmo parar de consumir álcool é o melhor curso de ação. Portanto, se você notar que a sua pele está seca, diminua o consumo de álcool.
Café
Muitas pessoas consomem café regularmente, pois ajuda a dar-lhes energia na parte da manhã. No entanto, beber café em excesso pode aumentar o risco de problemas de pele, como pele seca, acne e outras condições cutâneas. Estudos mostram que o café contém uma substância chamada cafestol que se liga à melanina na pele, o que leva a uma perda de humidade, o que, por sua vez, resulta em pele mais seca.
Além disso, se você toma muito café com açúcar, também pode contribuir para o aparecimento da pele seca. O xarope de milho rico em frutose, um adoçante artificial comummente encontrado em café instantâneo e outros produtos alimentares processados, pode aumentar a inflamação da pele, o que pode levar a uma maior tendência à secura. Portanto, limitar o seu consumo de café e optar por outras fontes de energia, como chá verde ou frutos secos, pode ajudar a prevenir ou reduzir o aparecimento de pele seca.
Conclusão
Ao tomar medidas para evitar o consumo de produtos alimentares mencionados acima, você pode reduzir a sec