A história da maquiagem – algumas palavras sobre séculos de maquiagem
Maquiagem definitivamente não é uma criação do século atual. As mulheres têm melhorado suas aparências há eras. É importante aprender alguns fatos sobre a história da maquiagem, porque os métodos atuais são muito diferentes daqueles utilizados há séculos atrás.
O Egito por volta de 4000 anos B.C.
A antiguidade era um período muito produtivo quando se trata do departamento cosmético. As antigas mulheres egípcias são chamadas de precursoras de muitos assuntos ligados à maquiagem que ainda são amplamente utilizados. O Egito é o lugar onde a necessidade de se utilizar hidratantes, produtos anti-rugar e os famosos banhos de leite da Cleópatra ocorreram pela primeira vez. Suas cores favoritas usadas diariamente eram azul claro e verde malaquita nos olhos. Para enfatizar seus olhos, elas utilizavam fuligem, enquanto que como blush, elas utilizam barro vermelho. A fantasia delas não tinha fronteiras e é por isso que existem tantas inspirações baseadas no antigo Egito na área do semblante.
Pérsia por volta de 1000 anos B.C.
As mulheres na Pérsia foram as primeiras a utilizar henna natural para mudar suas cores de cabelos para tonalidades escuras. O interessante é que a maquiagem nessas áreas era muito mais popular entre padres.
Roma, por volta de 100 anos A.D.
Na Roma antiga, a característica mais popular era uma pele pálida. As mulheres começaram a clarear suas peles com giz branco. Uma mistura tradicional chamada de pó antimônio, que era anteriormente famoso entre as mulheres no Oriente Médio para enfatizar os olhos, agora era normalmente utilizado pelas mulheres de Roma.
Grécia, por volta de 200 anos A.D.
Cosméticos é um termo que vem da palavra grega para enfeitar e decorar. As mulheres na Grécia prestam ainda mais atenção a pele pálida. Elas recorrem a diferentes métodos para atingir esse visual, por exemplo: sangria, colocando sanguessugas para a face e depois aplicando chumbo no rosto (sem saber das suas características bastante prejudiciais).
Europa, por volta de 500 anos A.D.
Mais tarde na história, não é mais tão fácil descrever a área onde as tendências de maquiagem são populares, porque elas se espalham de maneira uniforme e rápida por toda a Europa. O cuidado com a pele medieval é basicamente uma partida da higiene, porque ela era considerada prejudicial. A pele clara ainda é bastante importante entre as mulheres claras, o pó com um arsênico tóxico ainda é amplamento utilizado. Sangue de cobra era utilizado para deixar os lábios vermelhos.